Essa receita de sopa de lentilha controla o colesterol, faz o intestino funcionar direitinho e também ameniza os sintomas da TPM
Se você está na onda dos alimentos funcionais — aqueles que além de nutrir ainda trazem benefícios para a saúde —, com certeza, vai gostar dessa sopa funcional de lentilha. “A receita combina alho, cebola, quinua, linhaça, lentilha e azeite que amenizam os efeitos ruins do excesso de colesterol ruim (LDL) no nosso organismo, diminuindo risco de doenças cardiovasculares”, explica a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equílibrio Nutricional, de São Paulo (SP). Além disso, a lentilha é rica em ferro e ajuda a amenizar os sintomas da TPM por conta de substâncias chamadas lignanas que têm ação semelhante ao hormônio feminino, o estrogênio. E por ter muitas fibras, a lentilha também ajuda o intestino funcionar melhor, ajudando na prevenção de câncer de cólon. Tudo de bom!
Sopa funcional de lentilha
Rendimento: 2 Porções
Calorias: 249 kcal.
Ingredientes
4 colheres (sopa) de lentilha seca
1/2 prato de mesa de escarola crua
1 cebola média
2 dentes de alho
2 talos de salsão
1 colher (sobremesa) de semente de linhaça triturada
2 colheres (sopa) de quinua em flocos
1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem
1 folha de louro
Sal light
Modo de Preparo
Higienize os vegetais e reserve-os. Em uma panela, coloque a lentilha, a cebola cortada em cubos, o alho, o louro, o salsão picados, a linhaça e tempere com sal. Coloque água até cobrir os ingredientes e deixe cozinhar. Quando a lentilha estiver cozida, retire a folha de louro e bata a sopa no liquidificador. Retorne-a na panela e acrescente a escarola picada em fatias finas. Deixe no fogo por mais um minuto e retire. Sirva a sopa no prato ou bowl, polvilhe a quinua em flocos e crescente um fio de azeite de oliva. Se quiser, coloque também queijo ralado.
Foto: Depositphotos
VEJA MAIS RECEITAS
Chás que emagrecem
Afine 6kg sem esforço com matchá
Receita de hambúrguer de berinjela e nozes
Bolo funcional de matchá e gengibre
Chá de hibisco não deixa acumular gordura
1 thought on “Sopa funcional de lentilha”