Os piores e os melhores pratos da festa junina

Os piores e os melhores pratos da festa junina
Avalie o nosso post!

Confira quais são os piores e os melhores pratos que a festa junina pode oferecer

 

Junho é marcado pelas Festas Juninas ou Festa de Santo Antônio, como é chamada no Nordeste do Brasil. E se você quer curtir a animação sem peso na consciência, escolha as opções de pratos típicos mais saudáveis dessa época. A seguir, confira quais são os piores e os melhores pratos para a dieta segundo a nutricionista Paula Castilho, da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, em São Paulo (SP):

 

Os piores pratos das festas juninas

 

  1. Quentão

Além do alto valor calórico devido ao álcool, o quentão é uma bebida calórica que pode prejudicar o fígado se tomado em excesso.

 

  1. Cocada

Leva muito açúcar na receita, por isso causa pico de insulina no sangue, o que pode descompensar quadros de diabetes.

 

  1. Pastel

Tem excesso de gorduras saturadas e uma quantidade muito grande de carboidratos refinados. É uma bomba calórica para quem deseja emagrecer e muito prejudicial para quem tem problema com o excesso de açúcar no sangue.

 

  1. Canjica

Se não levasse tanto açúcar, seria preparação seria ideal, pois tem grande quantidade de proteínas. Mas, como é adoçada, entra na lista dos alimentos menos recomendados. Se for feita com adoçante culinário, está liberada!

 

  1. Arroz doce

Além de usar o arroz já refinado, também leva bastante açúcar na receita. Ou seja, é puro carboidrato e uma bomba para pessoas com pré-diabetes ou diabetes.

Confira também: receita de arroz doce funcional 

Os melhores pratos das festas juninas

 

  1. Cuscuz

Feito com farinha de milho, este prato é rico em vitaminas do complexo B. Se vier com ovo, raspa de coco e leite, ganha em proteína.

 

  1. Batata doce assada

Ideal para os diabéticos. A batata doce é um alimento com baixo índice glicêmico, ou seja, não causa pico de insulina no sangue. E assim evita o acúmulo de gordura, principalmente na região da barriga. Também oferece saciedade por mais tempo.

Confira também: Batata doce emagrece e define o corpo

 

  1. Milho Cozido

Rico em fibras, este alimento tem efeito moderador no apetite. E o carboidrato presente no grão tem vitaminas que ajudam a acelerar o metabolismo. Se puder evitar a manteiga, melhor!

 

  1. Curau

Este quitute é derivado do milho e também leva leite, uma fonte de proteína. Combinação ideal para uma pequena refeição. Para quem precisa perder peso e não consegue resistir aos doces, vai bem como uma sobremesa, mas também deve ser consumido com moderação. Se puder, use adoçante na receita para economizar nas calorias.

 

  1. Bolo de Fubá

É uma excelente preparação. Leva ovo, leite e é rico em fibras. Por ter essa mistura de ingredientes, o carboidrato do fubá tem seu índice glicêmico reduzido. Mas tenha cuidado com a quantidade de açúcar e com a quantidade ingerida. Coma apenas uma ou duas fatias.

Confira também: receita de bolo de fubá sem glúten e sem lactose 

 

 

Foto: Dollar Photo Club

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *