Conheça os benefícios da meditação e aprenda uma técnica fácil para meditar. Você vai querer praticá-la ainda hoje!
Sua rotina está atribulada, você se sente irritada, tensa e com dificuldade para dormir? Pode parar e meditar! Bastam alguns minutinhos antes de dormir. É o que sugere a médica e psicanalista Lúcia Ramos, do Rio de Janeiro (RJ). Mas se conseguir para no meio do dia para meditar, ainda melhor!
Para se ter uma ideia dos benefícios da meditação, um estudo realizado no Hospital Geral de Massachussets (Estados Unidos) verificou mudanças em regiões do cérebro das pessoas que praticaram a técnica por oito semanas. Essas áreas cerebrais são ligadas à memória, atenção e estresse. E segundo a autora da pesquisa, a PhD Sara Lazer, acredita-se que esses benefícios persistam ao longo do dia. Legal, né?
Segundo Lúcia Ramos, a meditação libera endorfina, outros hormônios relaxantes e ainda diminui aqueles que estão relacionados ao estresse. “Por isso, tem ótimos resultados com pacientes que sofrem de insônia”, diz a psicanalista que também indica a técnica para tratar ansiedade, estresse, tensão pré-menstrual e até ajudar pessoas com pressão alta.
Sem frescura
Lúcia Ramos fala que não é preciso incenso, mantra, sons ou mesmo postura de ioga para meditar. “Sugiro que a pessoa apenas sente-se sobre a cama para evitar que durma logo no começo e medite por 5 a 10 minutos inicialmente”, fala a médica que ensina técnicas de meditação em seu consultório.
Mas como saber se você está realmente meditando? “A pessoa tem a sensação de não pensar em nada e flutuar”, explica a psicanalista. Ela ensina uma técnica fácil de como chegar a esse estado de relaxamento em casa:
• Feche os olhos e comece a respirar no seu próprio ritmo;
• Inspire (puxe o ar para os pulmões) e pense no ar entrando;
• Expire (solte o ar) e pense no ar saindo;
Caso surjam pensamentos no meio, tente não segui-los. Para isso, foque novamente no ar entrando e saindo dos pulmões. Aos poucos você vai relaxar e sentir-se leve.
Fácil, não é mesmo? Lúcia explica que meditar é realmente fácil e que o mais difícil é comprometer-se e praticar com frequência. “No entanto, as pessoas que experimentam a sensação relaxante acabam querendo meditar sempre e por mais tempo”, diz. Vale tentar, não acha?
Foto: Depositphotos
VEJA MAIS:
Suco detox antiestresse
Sopa relax de vegetais e frango
Conheça a yoga massagem ayurvédica
2 thoughts on “Meditação, sim senhora!”