Elas são igualmente nutritivas, mas têm algumas características diferentes para incrementar receitas. Veja quais são os melhores preparos para usar a linhaça dourada ou marrom
Uma pequena sementinha que está ganhando cada vez mais espaço nos hábitos alimentares de quem busca uma alimentação saudável para uma vida melhor é a linhaça. É muito comum surgir dúvida na hora de escolher o tipo dessa semente que melhor acompanha frutas in natura, iogurtes e vitaminas.
Você sabia que as duas variedades de linhaça, dourada e marrom, são parecidas do ponto de vista nutricional, mas têm diferença quanto ao sabor e textura? “As duas são ricas em ômega-3, que contribui para a memória e prevenção de doenças cardiovasculares. Ainda contêm lignanas, substâncias com propriedades anticancerígenas, que auxiliam, principalmente, na prevenção de câncer de mama e cólon. Além disso, a casca é fonte de vitamina E e ajuda no combate ao envelhecimento precoce”, explica a nutricionista do Oba Hortifruti, Salucha Dainez. E para aproveitar melhor todos os benefícios da linhaça, deve-se moê-la na hora do consumo ou antes de preparar as receitas. A nutricionista indica até 2 colheres de sopa por dia, que podem ser ingeridas a qualquer hora do dia.
No entanto, na hora de escolher qual delas usar na sua receita, veja o que você deve levar em conta:
Linhaça dourada: originária de climas frios, tem a casca mais fina e um sabor mais suave. Ideal para quem está começando a inserir sementes na alimentação. É ideal para ser acrescentada em sucos, vitaminas, sopas, iogurtes e frutas in natura;
Linhaça marrom: cultivada em regiões de clima quente e úmido, tem a casca mais resistente e concentra maior quantidade de fibras, além de ter um sabor um pouco mais intenso. Fica ótima em receitas de bolos, tortas e pães.
Foto: Depositphotos
VEJA TAMBÉM
Chia ajuda a emagrecer
Conheça as propriedades da biomassa de banana verde
11 alimentos que seca a barriga
Pão de queijo com linhaça e chia