Erika Rosa deu o empurrão que a amiga precisava para recuperar a saúde e a autoestima. A experiência rendeu o projeto Amigas Unidas Balança Vencida. Conheça essa história de amizade e superação
Jane Claudia Souza, 33 anos, recepcionista e estudante universitária
Altura: 1,60 m
Peso anterior: 108 kg
Peso atual: 62 kg
“Fiquei obesa, mas nem sempre foi assim… Iniciei no ballet clássico aos 6 anos de idade, passei minha infância e adolescência dançando não somente o ballet, mas diversos estilos de dança. E isso abriu muitas portas na área da cultura, como teatro, televisão, cinema e também no esporte. Cheguei até a participar de campeonatos de beleza, voltado para garotas fitness.
Mas escondia, atrás de um corpo definido, muita ansiedade e a compulsão alimentar que foram despertadas após eu ser mandada embora da empresa em que trabalhava. Em apenas 2 anos, engordei 20 kg! E não parou aí! Quando engravidei, engordei mais 30 kg! Estava pesando 50 kg a mais!!!
Sem força para mudar
Durante anos, fiquei no efeito sanfona, fazendo dietas malucas, tomando remédios, me matriculei em várias academias, mas não frequentava mais que um mês. Foi muito dinheiro jogado fora e a esperança de emagrecer se tornava cada dia mais distante da realidade.
Tive mais duas gestações. E dessa vez, consegui me controlar e não ganhei mais peso do que deveria. Mas, emagrecer estava se tornando um sonho impossível.
Eu estava tão gorda que aparentava mais velha. Achavam que eu era a mãe do meu marido! Meus filhos não conseguiam me abraçar e perguntavam: ‘mamãe, se eu comer muito, vou ficar igual a você assim grande?’ Isso me cortava por dentro.
Muitas amigas sumiram pois não saía mais com elas. Não tinha nem roupas para usar. Só usava chinelo na maior parte do tempo, pois os sapatos não cabiam mais. Eu ia à igreja e todos me olhavam, mas nunca ninguém me falou que seria capaz de mudar.
A ajuda chegou
Um dia, navegando pelas redes sociais, vi o post de determinação da minha amiga Erika Rosa que não via há anos e decidi pedir ajuda. Estava pesando 108 kg na época! E a resposta dela foi: ‘Vem na minha que vou te ajudar!’
Nos encontramos e chorei muito diante dela. Precisava mudar de vida se não iria morrer. Erika me olhou nos olhos e disse: ‘ame-se e valorize-se para sair dessa situação, pois você tem 3 filhos que precisam de você e têm muitas almas pra ganhar através da sua mudança’.
Chorei ainda mais quando ela me falou tantas outras verdades e sumi por uns dias. Mas ela insistiu em me procurar e me chamar para conversar e eu aceitei. Começava ali uma nova cabeça e novos pensamentos, o de vencer.
Posts de incentivo
Ela começou a me mandar links de matérias de pessoas que conseguiram vencer a obesidade, dicas de alimentação, mensagens de forças… Ela também conversava (e ainda conversa!) comigo todos os dias.
Começou a me levar em lugares que jamais teria ido se não fosse por ela. Participei de aulas diferentes com muita gente animada e palestras. Assim, a minha vida começou a mudar.
Com muito carinho, ela me enviava as fotos de suas marmitas e da sua alimentação e dos treinos…. E passei a copiá-la. Decidi começar a caminhar e, no primeiro dia que saí para a minha caminhada, liguei para ela e falei: ‘comecei a mudar!’. Chorando, tirei a minha a foto do primeiro passo.
Muita superação!
Os dias foram passando desde aquele momento em que ela abriu os meus olhos e disse tudo o que nunca ninguém teve coragem para dizer, nem meu próprio marido, nem minha família. Em 15 dias, eliminei 5 kg. Em um mês, eliminei 10 kg. Com 3 meses, já tinha eliminado 21 kg. E em 8 meses, eliminei 36 kg! E fui eliminando outros 10 quilos aos poucos.
De lá para cá, nunca mais parei de fazer atividade física. Hoje treino musculação com exercícios funcionais em três dias da semana e faço treino de corrida de uma hora em outros dois dias. Aos domingos, faço provas de corrida de 10 km.
Hoje falo para todos a importância de se cuidar e ter qualidade de vida. Minha primeira corrida, foi ao lado da Erika. Meu primeiro sonho realizado. E consegui recentemente completar uma prova de 21 km!
Dar a volta por cima é possível sim! Mas é preciso ter força, tomar a decisão e pedir ajuda. A minha identidade hoje é: de mãe obesa à mãe fitness. E luto diariamente essa frase se tornar realidade.
Se eu não tivesse decidido, nem escutado a minha amiga, estaria no mesmo lugar ou talvez nem mais aqui. Sigo em frente, buscando minhas metas! Depois de anos, voltei para a sociedade, consegui um emprego e até decidi estudar —estou no terceiro semestre da faculdade de Educação Física.
Nasce um lindo projeto
E foi dessa história de amizade e superação que Erika, que é publicitária, decidiu criar o projeto #AmigasUnidasBalançaVencida, em 2014.
Ela também tinha passado pelo mesmo problema anos antes e decidiu mudar a vida. E, ao me ajudar, percebeu que era possível motivar também outras pessoas a terem uma vida saudável através de posts no Instagram e no Facebook.
Hoje Erika também criou o WhatsApp Que Afina. Através dele, todas as pessoas que entraram no projeto se comunicam, trocam dicas, experiências, a rotina e a evolução nos resultados.
O projeto conta também com a ajuda do educador físico Dênis Emir Miguel que auxilia nos encontros com treinos funcionais e com ajuda de outros voluntários da área para dar suporte nos treinos e dicas de qualidade de vida.
A nossa vontade de ajudar outras pessoas está aumentando e se espalhando. Ajudamos pessoas de todas as classes sociais que não têm forças para vencer sozinhas ou não têm condições financeiras e estão desmotivadas. Os resultados estão chegando e muitas pessoas sendo transformadas.
Queremos ampliar o projeto e levá-lo a todas as pessoas que precisam dessa mudança.”
DICAS DE QUEM CONSEGUIU
Faça um diário. Coloque tudo o que você come para controlar o que come e enxergar possíveis erros.
Quando estiver tensa ou nervosa, pratique exercício. A atividade desvia a ideia de comer e ajuda a relaxar.
Pese-se de 15 em 15 dias. Assim, você enxerga um bom resultado balança e não fica bitolada e ansiosa.
Fotos: Estúdio 13 e arquivo pessoal
Jane eliminou 46 kg com ajuda da amiga
É emocionante a história destas duas mulheres, contagiante. Conheci o projeto fazem dois meses e consegui colocar e cumprir metas que antes me pareciam distantes. Eu mesma me rotulava sem disciplina, e hoje eu que amo dormir e acordar tarde me vejo acordando sabado cedinho e indo fazer caminhada. Mudanças simples,porem resultados efetivos e duradouros. Lindas de alma, lindo projeto. Que continue chegando a mais e mais mulheres….. Juntas somos mais fortes!!!!!