Seu hambúrguer pode ser uma opção nutritiva e também magrinha se você criar versões com ingredientes saudáveis, como a quinoa.
Cultivado nos Andes, esse grão é considerado um pseudocereal, pois não pertence nem à família dos cereais nem das leguminosas. Rico em proteína, é uma ótima opção para quem busca um corpo sequinho e com músculos, além de ter muitas fibras. A receita também traz espinafre, que também dá uma força para quem quer ganhar massa magra.
A quinoa ainda dá um toque crocante especial à receita e surpreende no paladar. Por isso, dá até para dispensar o pão e apostar no hambúrguer de quino no prato acompanhado de uma saladinha. Você vai adorar!
Dica de preparo da quinoa
A quinoa pode ser levemente amarga por conta da saponina, substância que produz espuma durante o cozimento. Por isso, a chef Rita Taraborelli, autora do livro “Amaranto, Quinoa e Chia”, da Publifolha, sugere lavar bem a quinoa antes do cozimento.
Faça assim:
Use uma peneira de trama fina, coloque a quinoa e esfregue os grãos entre as mãos embaixo de água corrente por um ou dois minutinhos. Pronto!
LEIA TAMBÉM:
Hambúrguer de berinjela e nozes
Hambúrguer vegano no pão integral
Salada de quinoa especial
Hambúrguer de quinoa
Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 6 unidades
Ingredientes
1 xícara (chá) de quinoa
2 xícaras (chá) de água
1 colher (chá) de sal marinho
150 g de folhas de espinafre frescas ou congeladas
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho picados
1 ovo batido
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1/4 colher (chá) de pimenta-do-reino moída na hora
1 pitada de noz-moscada ralada na hora
Modo de preparo
Em uma panela pequena, coloque a quinoa e a água e deixe cozinhar. Quando começar a ferver, reduza o fogo, tempere com sal, tampe e cozinhe por 10-15 minutos ou até que o líquido tenha sido absorvido. Reserve.
Cozinhe o espinafre no vapor por quatro minutos ou branqueie as folhas na água — coloque por 30 segundos em uma panela com água fervente salgada, então, transfira para uma tigela com água gelada para interromper o cozimento. Por fim escorra bem as folhas.
Em uma vasilha, coloque a quinoa cozida, o espinafre, a cebola, o alho, o ovo, a farinha, o fermento, o restante do sal e os temperos. Misture tudo muito bem, então, modele seis hambúrgueres e coloque-os em uma assadeira forrada com papel manteiga. Asse em forno preaquecido a 200oC por 15 a 20 minutos ou até que os hambúrgueres fiquem dourados.
Foto: Depositphotos
1 thought on “Hambúrguer de quinoa”