Veja quais os detalhes na postura que você observar para correr melhor e voar baixo
O objetivo de quem treina regularmente é correr melhor – mais rápido, mais confortável ou sem dor. Investir em treinamento e tênis adequados é básico. Mas pequenos ajustes em gestos da corrida e correção de vícios de postura podem otimizar o desempenho, além de livrar de dores e diminuir o risco de lesões. A mão fechada muito apertada, o ombro tenso, o balançar exagerado dos braços, o pé muito alto (quase tocando os glúteos) e até uma garrafinha de água na mão podem roubar sua energia e tornar a atividade mais desgastante.
Quando é pouco que está sendo ‘roubado’ quase nem percebemos. O problema existe quando se desequilibra muito ou o pouco se repete sempre. “O posicionamento errado durante a corrida ou caminhada implica em uma menor eficiência mecânica do corpo, o que pode levar a fadiga precoce”, afirma o coordenador do programa Bio Running da rede de academias Bio Ritmo, Ronaldo Martinelli. Ele diz que é importante fazer correções, mas com cuidado e paciência. “Se no processo mecânico a pessoa repetiu determinada postura por anos, mudar isto pode ser doloroso e, algumas vezes, até desnecessário.”
Confira as dicas do especialista para você aperfeiçoar os movimentos no esporte:
• Mantenha a cabeça reta, com o olhar no horizonte.
• O tronco fica ligeiramente inclinado para frente, para aproveitar a inércia do movimento.
• Os joelhos devem estar sempre flexionados ao receber o impacto da passada.
• A entrada do pé deve ser feita com a parte média e não o calcanhar.
• Os braços formam um ângulo de 90°, com as mãos passando na linha da cintura.
• Mantenha as mãos relaxadas, com as palmas voltadas uma para outra.
• Ao executar a passada, adote um alinhamento dos dois pés em sentido único.
Tem dúvidas sobre corridas? Mande suas questões para leitorafit@revistafit.com
Foto: Depositphotos
Jornalista, autora do blog “eu corro porque…”, corredora há 10 anos, sete maratonas completadas (e dezenas de outras provas, de diversas distâncias), mãe de dois filhos. Escreve e corre com paixão