Quer saber os segredos dos cachos incríveis das famosas como Paloma Bernardi e Thaís Araújo? O top cabeleireiro dessas estrelas, Wilson Eliodório, entrega os cuidados e o passo a passo
Depois da onda das progressivas e chapinhas que deixavam os fios retos e superlisos, agora é a vez do cabelo mais natural. O top hair stylist Wilson Eliodório que tem o salão com seu nome, em São Paulo (SP), diz que essa é a razão dos cacheados e crespos estarem tão em evidência. Ele, que é expert nesse tipo de cabelo e cuida de atrizes como Paloma Bernardi e Thaís Araújo, revela os segredos e o passo a passo de um cacheado de capa de revista. Confira!
Confira ainda o vídeo com a dica da
1- Lavagem sem xampu, No poo ou Low poo
Wilson Eliodório explica que esse tipo de cabelo é mais ressecado e sensível, por isso precisa ser hidratado antes, durante e depois da lavagem para garantir um cacho mais definido e brilhante. “Dependendo do cacho, é necessária a hidratação em toda lavagem, mas não, necessariamente, com o uso de máscaras. E sim com hábitos e produtos que previnem o ressecamento”, coloca Wilson.
O expert indica uma lavagem semanal feita sem xampu ou a técnica conhecida como No poo: “São lavagens específicas para cabelos ressecados, sem definição ou que passaram por químicas extremas com o condicionador no lugar no xampu, criando um ambiente de alta hidratação e reutilizando os lipídios (sebo produzido pelo couro cabeludo) na restauração desse fio”, explica.
Wilson lembra ainda que outra técnica que pode ser usada é o Low poo. “Aqui tempos o xampu diluído em água e usado somente no couro cabeludo e na raiz do cabelo”, fala.
Caso os fios estejam muito sensibilizados e em desequilíbrio (com a raiz oleosa e a ponta ressecada), o profissional ainda indica a aplicação de óleos essenciais em toda a extensão antes das técnicas de lavagem citadas acima.
2 e 3- Máscara e condicionador
Segundo Wilson, a hidratação do cabelo crespo e cacheado mantém os fios macios, mas é preciso escolher o produto certo para as necessidades do fio: “Pode ser máscara de restauração, hidratação ou umectação, que devem ser aplicadas sempre no sentido do fio para fechar e selar a cutícula”.
Dá ainda para acrescentar óleos essenciais ou minerais para potencializar seu poder de ação: “A máscara pode ser aplicada entre a lavagem e o condicionamento ou, após o condicionador, com fonte de calor (touca térmica) ou com pausa simples pelo menos uma vez por semana”.
E quem pensa que o uso da máscara aposenta o condicionador, engana-se! “O condicionador é que define a hidratação e o desembarace. E deve ser usado, sim, depois da máscara para garantir a selagem dos nutrientes e a maleabilidade dos fios”, explica Wilson Eliodório, que lembra que o condicionador também deve ser aplicado da raiz para as pontas, minimizando o frizz.
4- Finalização
O expert fala que o creme para pentear ainda é o produto “herói” para esse tipo de cabelo: “Ele mantém a hidratação, define e prolonga o efeito dos cachos. E pode ser combinado com produtos de fixação, como spray, gel, mousse, pomadas, dependendo do efeito desejado e da necessidade do cabelo”, coloca.
Depois que o creme de pentear é aplicado deve-se fazer a fitagem que garante um cacho/crespo com definição, acabamento, movimento e sem frizz. “É um procedimento de deslizamento feito cacho a cacho que deveria ser feito por um profissional uma vez por semana”, indica.
Em seguida, é feita a “batida” nos fios. “A técnica caracteriza-se em bater o cabelo com as mãos para todos os lados, frente e traz, lados direito e esquerdo, proporcionando volume e definição cacho a cacho.”
Wilson diz que deixar o cabelo secar ao natural seria o melhor para a saúde dos fios. Mas, como nem sempre isso é possível, a saída é usar o difusor, que seca sem espalhar, garantindo definição e acabamento sem frizz. “Comece pela raiz. Quando ela estiver quase seca, trabalhe no corpo do fio, sem amassar. E depois que tirar boa parte da umidade, encaixe as pontas do cabelo no bico difusor e crie o volume desejado. Uma boa dica é desligar o secador e só depois que encaixar as pontas, ligar o aparelho. Isso evita o frizz”, finaliza Wilson Eliodorio.
Foto: Fernando Louza
VEJA MAIS
Lábios sem rachaduras
5 regras para ter um loiro incrível!
Seu cabelo vai crescer mais rápido!