Benefícios das cápsulas de óleo de pequi

Se você você é um atleta de atleta performance, o óleo de pequi pode ser um grande aliado da sua recuperação. Entenda mais!

 

Acaba de chegar ao mercado mais um novo produto para beneficiar quem treina pesado, o óleo de pequi. Retirado a partir da polpa da fruta típica do cerrado brasileiro, ele é vendido em cápsulas pela marca Naiak após 18 anos de pesquisa em parceria com a Universidade de Brasília.

 

O biólogo PHD César Koppe Grisólia, professor-titular, pesquisador do Instituto de Ciências Biológicas e coordenador do Laboratório de Genética da UNB que participou da pesquisa explica que o óleo de pequi é rico em antioxidantes.

 

Os estudos, feitos em atletas que consumiram o produto, demonstrou efeitos benéficos contra a oxidação do corpo que acontece naturalmente em quem pratica esportes de longa duração e intensidade — treinos aeróbicos. “Os resultados mostraram que, após ingerirem as cápsulas, eles tiveram menos inflamação muscular, menos danos no DNA das células e menos estresse oxidativo. As análises também mostraram que os atletas acima de 45 anos tinham produção de radicais livres mais altas. Embora os testes tenham sido positivos também com jovens, o óleo de pequi parece mais benéfico no público com mais idade”, diz César.

 

Foram verificados ainda benefícios referentes à sua ação anti-inflamatória, proteção cardiovascular, prevenção de aterosclerose e redução de pressão arterial.

fruto_pequi

Outros benefícios

O pequi contém diversos antioxidantes, como carotenóides, vitamina C e compostos fenólicos, e além dos ácidos ômega 9 e palmítico. E em outra tese de doutorado, desenvolvida por Ana Luisa Miranda Vilela, apontou que, em doses adequadas, o óleo de pequi tem potencial para ser usado como adjuvante na quimioterapia para tratamentos de câncer. No entanto, são necessário mais estudos.

 

Contraindicações

 Segundo César, como trata-se de um óleo, o produto exige a metabolização hepática, ou seja, feita pelo fígado. “Por isso, pessoas com esteatose hepática (gordura no fígado) ou cirrose devem consultar o seu médico antes de fazer uso do óleo de Pequi em cápsulas. Isso também vale para pacientes que fizeram a extração da vesícula biliar”, alerta o biólogo, que completa dizendo que a recomendação é de uso desse produto é contínua.

 

Como consumir

Indica-se consumir duas cápsulas do óleo de pequi antes das principais refeições.

 

Foto: Depositphotos

 

VEJA TAMBÉM:
Abacate: Amigo ou inimigo da dieta?
Suco de laranja emagrece
Afine 6 kg com chá de oliveira
Smoothies naturais que afinam
4 sucos que secam gordura

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *