Quer se preparar para o verão e está a fim de investir em cremes e tratamentos? Confira no que realmente você deve focar para acabar com a gordurinha acumulada
Claro que, para acabar com a gordura, é preciso fazer exercícios e dieta. Mas dá para ter uma ajudinha de tratamentos e cosméticos para acelerar o processo. Confira a seguir os mitos e as verdades sobre o assunto.
Os cremes para gordura localizada funcionam mesmo.
VERDADE. Os cosméticos contam com ativos cada vez mais tecnológicos — moléculas bem pequenas e texturas inteligentes — capazes de levar as substâncias da fórmula até à camada de gordura, onde precisam agir. Além disso, antes de colocar um produto no mercado, as marcas costumam fazer pesquisa para avaliar os resultados, além de passar pela aprovação da Anvisa. Segundo a dermatologista Giana Campoi, da clínica que leva seu nome em São Paulo (SP), os ativos mais comuns usados em cosméticos para a gordura localizada são cafeína e diosgenina, que agem diretamente nos adipócitos (células que acumulam a danada!), reduzindo o acúmulo de gordura; a L-Carnitina, que possui antioxidantes para combater as toxinas, ajudando na redução de medidas; e a escina, que melhora a circulação e a irrigação das células, diminuindo o acúmulo de líquidos. Para obter melhores resultados, siga corretamente as indicações do fabricante sobre quando e como você deve uar o produto. “De preferência, use o produto após o banho, quando a circulação fica ativada, potencializando a entrada dos ativos”, ensina Giana.
A radiofrequência é a tecnologia mais eficaz para eliminar gordura localizada.
MITO. Essa tecnologia até ajuda a eliminar a gordura, no entanto, o tratamento oferece melhores resultados no tratamento da flacidez e da celulite.
“As pessoas que fazem radiofrequência precisam fazer dieta e exercício logo depois da aplicação, senão a gordura volta a ser estocada”, explica a dermatologisa. Segundo Giana, a radiofrequência aquece a pele e estimula a produção de colágeno, que melhora a firmeza da pele, ao mesmo tempo em que faz uma drenagem. Essa drenagem ajuda a melhorar a circulação, ajudando a melhorar o aspecto “casca de laranja” da celulite.
A criolipólise mata realmente as células de gordura.
VERDADE. Segundo Giana, o método de criolipólise (congelamento da gordura) destrói a membrana celular das células de gordura. Então, essa gordura passa a ser eliminada lentamente pelo corpo durante três meses, quando é possível ver os resultados. Portando, os resultados são duradouros. Outra vantagem do procedimento é não ser invasivo, nem precisar de internação. “As sessões são feitas no consultório dermatológico mesmo”, diz a dematologista, que lembra que é preciso manter uma boa alimentação e atividade física para não engordar e formar novas células de gordura.
Foto: Dollar Photo Club