Amanda Preto, 26 anos, decidiu que precisava perder peso quando viu sua foto como madrinha de casamento. E achou o equilíbrio para uma vida saudável na meditação e na yoga
Amanda Preto, jornalista
Idade: 26 anos
Altura: 1,67 m
Peso anterior: 72 kg
Peso atual: 53 kg
“Sempre tive uma boa relação com o meu corpo. Acho que todo mundo passa por uma fase em que se está mais cheinho ou mais magrinho. Por exemplo, fui muito gordinha na infância. Veio o estirão da adolescência e fiquei magrela e, quando entrei na faixa dos 20, “ganhei mais corpo”. Mas não me lembro de ficar muito encanada com meu peso. Quando isso me preocupava, fechava a boca e tudo bem. Sempre procurei ter uma alimentação saudável, desde criança nunca torci o nariz para nada. Aos 16 anos, tomei a decisão de restringir o consumo de qualquer tipo de carne, até mesmo peixe. Tornei-me ovolactovegetariana, ou seja, só passei a consumir leite, laticínios e ovos. Sigo essa filosofia de vida há 8 anos.
Durante a faculdade ia à academia com frequência. Teve uma época que dei uma relaxada, logo depois que eu terminei um relacionamento de três anos. Isso aconteceu em 2012, mas mesmo assim estava em paz com o meu corpo, vestia tamanho 42 nessa época. Estava bem, minha aparência era saudável.
comida como compensação
Em 2013, passei por um transplante de córnea que me fez ficar três meses em casa, sem poder fazer nada. Tive que lidar com a ansiedade e o tédio, que acabaram sendo compensados com comida. Não sei dizer exatamente quantos quilos ganhei nesse período porque não subia na balança. Mas foram muitos!
Quando voltei a trabalhar, entrei na onda do pessoal da agência de publicidade — tinha besteira para comer todos os dias! Chegava a acabar uma barra de chocolate grande por dia, acredite!
Fui madrinha de casamento em junho de 2014 e me surpreendi com as fotos que tiraram de mim. Foi aí que veio o estalo: eu estava gorda mesmo! Assim que vi as imagens, fiz questão de me pesar e o ponteiro marcou 72 kg. Nunca tinha chegado naquele peso e aquilo me assustou bastante.
hora de mudar os hábitos
Decidi que tinha que eliminar todas as guloseimas que eu tanto amava: chocolate, pizza, fast food… Passei a comer mais soja, grãos integrais, alimentos cozidos (nada de fritura!). Na mesma época, saí do emprego e voltei a trabalhar em uma revista de fitness e corrida que eu tinha feito estágio no começo da faculdade. Aproveitei o contexto do trabalho para me motivar.
Entre julho de 2014 e fevereiro de 2015, eliminei 17 kg. Confesso que parte deles foi perdida de uma forma nada saudável: entrei em depressão e perdi completamente o apetite. Nesse período obscuro, fui em busca de algo que me ajudasse a restabelecer o equilíbrio.
a redescoberta da yoga
Reencontrei a hatha yoga (versão mais tradicional), que eu já havia testado alguma aulas, mas desta vez foi diferente. A sintonia com a prática foi tanta que decidi entrar no curso de formação de instrutores de yoga e passei a fazer desse novo aprendizado a minha salvação. Hoje, pratico yoga diariamente, medito, estou em paz. É uma prática que me completa de todas as formas — mente, corpo e alma. Ela me deu consciência corporal, ganhei condicionamento, musculatura tonificada e aprendi a respirar direito.
A alimentação saudável passou a fazer parte da minha rotina novamente. De manhã, não abro mão de comer um mingau que faço com leite de arroz, óleo de coco, granola e aveia. Fica muito bom, alimenta e me tira a vontade de comer doce. Não sou encanada com dietas e nunca fiz nada. Tudo o que fiz foi um processo de reeducação alimentar. Hoje, estou com 53 kg. E percebo que meu corpo rejeita tudo aquilo que não faz bem pra ele.”
“Pratico yoga nos sete dias da semana, durante uma hora. Faço 15 minutos de meditação e me dedico às posturas por 45 minutos.”
DICAS DE QUEM CONSEGUIU:
Não se desespere! A ansiedade só piora. Por isso, trace um plano em busca de uma atividade que realmente lhe dê prazer. E, se possível, algo que também lhe acalme. Aprendi que todo acúmulo de gordura é sinal de desequilíbrio emocional e físico.
Deu vontade de comer doce? Coma! Mas só um pouquinho. Neste caso, prefira um bombom, pois, se comprar a barra, as chances de cair em tentação são maiores.
Tome muita água. Ela ajuda a desintoxicar o corpo. Pode ainda incluir chás, como o banchá, e sucos naturais, como o de melancia, que também ajudam a desinchar.
Fotos: arquivo pessoal
2 thoughts on “Amanda afinou 19kg com ajuda da yoga”