Entenda as diferenças entre os principais tipos de whey protein e escolha o ideal para você
O whey protein é um suplemento feito com a proteína do soro do leite produzido no processo de transformação do leite em queijo. Rico em aminoácidos essenciais ao organismo, ele ajuda na recuperação e no ganho das fibras musculares, por isso é muito usado por quem pratica atividade física.
Segundo o nutricionista esportivo e fisiologista do exercício Wellington Pinheiro, de Santo André (SP), o whey protein é composto por uma cadeia de aminoácidos essenciais e não essenciais, além de gordura e carboidrato na sua forma mais bruta. No entanto, existem diferenças entre os produtos que estão nas prateleiras. Daí a importância em buscar um nutricionista para orientar o produto certo e a quantidade ideal para você. “Muitas vezes o resultado de quem toma 20 g e de quem toma 40 g de whey protein é o mesmo”, exemplifica Wellington. Ou seja, você acha que está consumindo da forma certa, quando, na verdade, está desperdiçando suplemento. Entendeu?
Sobre o momento certo do consumo, Wellington comenta que há vários estudos sobre o assunto. “Alguns mostram que tomar o whey protein no pré-treino ajuda bastante no ganho de massa muscular. No entanto, há pesquisas que também apresentam resultados mesmo que ele seja tomado horas depois do treino. Isso porque o efeito anabólico do exercício acaba se estendendo por seis até 12 horas depois do exercício e o corpo acaba aproveitando os aminoácidos mesmo assim”, explica Wellington, que complementa: “O interessante é usar a proteína, independente de ser antes ou depois do exercício”.
VEJA TAMBÉM:
Brigadeiro de whey protein
Musse de chocolate com whey protein
Frapê capuccino com whey protein
Bolo proteico de cacau
Conheça os principais tipos de whey protein:
Concentrado
O que é: É um suplemento rico em proteína, mas que também tem carboidrato e gordura. “É ótimo para quem precisa aumentar de peso e também o tipo mais barato”, diz Wellington.
Tem 90% de proteína, sendo que em cada dose são 24 g de proteína, 7 g de gordura e 4 g de carboidrato.
Tempo médio de absorção: demora um pouco mais para ser absorvido pelo fato de estar carregado com gordura e carboidrato — de 50 minutos a uma hora.
Isolado
O que é: Tem a proteína isolada, ou seja, praticamente nada de gordura e carboidrato. “O Isolado é até melhor que hidrolisado em efeito anabólico e é ótimo para quem busca emagrecimento, definição ou um corpo mais esbelto”, afirma o nutricionista, que comenta que o processo de fabricação desse whey protein retira praticamente quase toda a lactose do suplemento.
Tem apenas 1% de gordura e 1% de carboidrato.
Tempo médio de absorção: de 20 a 30 minutos
Hidrolisado
O que é: é a proteína pura e quebrada em moléculas menores, que são absorvidas também em menor tempo no organismo. “É um produto mais caro, por isso indico apenas para pessoas que sentem desconforto ou têm intolerância à essa proteína”, fala Wellington.
Tem 95% de proteína, 0% gordura e 0% lactose.
Tempo médio de absorção: de 15 a 30 minutos.
Foto: Dollar Photo Club
4 thoughts on “Conheça os tipos de whey protein”