Quer saber como conseguir uma pele dourada e linda por muito mais tempo? Nós entregamos os segredos aqui!
Sabe aquela pele lisinha, bronzeda e luminosa de celebridade? Com algumas dicas, você consegue deixar a sua do mesmo jeito! Aproveite a temporada de verão para cuidar da sua pele e ainda ganhar uma cor de “beijada pelo sol” que dura, dura, dura… Confira!
1- Esfolie a pele antes do bronze
Esfoliar ajuda a remover as células mortas da superfície da pele, promove uma melhora da sua textura, proporcionando luminosidade. “Além disso, torna a pele mais regular e receptiva aos princípios ativos dos cosméticos aplicados”, diz a dermatologista Carla Albuquerque, de São Paulo.
A médica explica que a esfoliação deve ser feita 7 dias antes de se expor ao sol e ensina o procedimento que pode ser feito em casa: “Primeiro, umedeça a pele. Em seguida, aplique o esfoliante com movimentos circulares. Escolha um esfoliante adequado para o tipo de pele e área do corpo a ser tratada. Áreas como joelhos, cotovelos e plantas dos pés, por exemplo, precisam de esfoliantes mais abrasivos e a pressão na hora de aplicar o produto pode ser maior. Depois enxágue para retirar o produto”.
2- Hidrate a pele
A exposição ao sol pode deixar a pele mais ressecada e, com isso, a descamação pode interferir na duração do bronze. Por isso, hidratar a pele pode ajudar a melhorar o ressecamento e, consequentemente, favorecer o tempo de duração do bronzeado.
3- Use protetor solar
Você já deve ter percebido que o fotoprotetor não bloqueia 100% da ação do sol sobre a pele. “O produto é recomendado para minimizar os danos e diminuir a chance de ter câncer de pele e envelhecimento precoce”, afirma a dermatologista. Portanto, mesmo usando o FPS mínimo recomendado (FPS 30), é possível conquistar uma cor bonita e dourada. Sem desculpas para não usar o protetor solar, hein?
4- Use cápsulas ou autobronzeadores
Se você está há muito tempo sem ver o sol, vale uma ajudinha de cápsulas e outros produtos que estimulam as células de melanina da pele, que são as responsáveis pelo tom do bronze: “Cápsulas que contenham betacaroteno e licopeno otimizam o bronzeado. Outra alternativa é o uso de hidratantes que possuem baixas concentrações de autobronzeadores (dihidroxiacetona e eritrulose). Esses produtos ‘tingem’ a pele de modo suave, dando uma cor”, indica a médica.
5- Aposte nos alimentos certos
Você já deve ter ouvido que as frutas com cores alaranjadas ou avermelhadas (mamão, manga, pêssego) são ótimas para ajudar a pele a se bronzear, não é mesmo? Mas saiba que vegetais e legumes como o espinafre, a cenoura e o tomate também são bons aliados. “Eles contêm betacaroteno, uma pró-vitamina A, que é um potente antioxidante com ação anti-radicais livres e que ajuda a fixar o bronzeado. Dessa maneira, também protege o DNA das células contra mutações induzidas pela radiação ultravioleta”, explica Carla, que completa: “Associada com a vitamina E, antioxidante clássico, potencializa os efeitos protetores do betacaroteno”. Segundo a dermatologista, o consumo de uma cenoura média (100 gramas) por dia é suficiente para suprir a necessidade diária de betacaroteno. Mas você ainda pode lançar mão de receitas de sucos ricos na substância, como a esta:
Suco pró-bronze
Rendimento: 325 ml
Ingredientes
200 ml de suco de laranja-pera
1/2 beterraba crua
1 cenoura média crua
gelo a gosto
Modo de preparo
No liquidificador, coloque todos os ingredientes, exceto o gelo, e bata bem. Passe o suco pelo coador e sirva com gelo.
6- Não use bucha no banho
Muitos dermatologistas não recomendam o uso da bucha no corpo há muito tempo ou apenas indicam para áreas com pele mais ásperas, como os pés. E se você quer que o seu bronze dure mais, não use a bucha. “Ela remove o manto hidrolipídico da pele, deixando-a mais ressecada e fazendo o bronze durar menos”, afirma Carla. Aplique o sabonete com as mãos mesmo e espalhe-o pelo corpo com movimentos circulares e em seguida enxágue. Aposte ainda em sabonetes com ação hidratante.
Foto: Depositphotos