As corridas junto à natureza estão ganhando cada vez mais adeptos. Veja como dar os primeiros passos com segurança
Mais e mais pessoas estão trocando o asfalto por trilhas e montanhas. As corridas junto à natureza são realmente deliciosas e trazem muitas belezas e surpresas! E é fato também que apresentam mais obstáculos do que as corridas de rua. Dagny Scott Barrios, uma das maiores especialistas em corrida do mundo, autora do livro Guia Completo para Corrida em Trilha (Editora Gente), reuniu as principais dúvidas de quem quer começar a se aventurar por aí e responde a todas elas. Vem ver!
Eu nunca corri antes. Posso começar em uma trilha?
Pode. Apenas tenha o bom senso. Como qualquer esporte, inicie em um nível confortável. Se começou a correr na rua recentemente, claro que não vai tentar uma maratona de cara, não é? Isso significa ficar no nível de corrida curta e lenta – e vá aumentando aos poucos.
Em que tipo de trilha dar os primeiros passos?
Como iniciante, opte por uma trilha relativamente plana, sem degraus a subir. É importante também levar em conta o piso, que deve ser nivelado e não complicado, com rochas, pedregulhos e raízes. Se não tiver certeza de onde encontrar uma boa trilha, pergunte em uma loja de artigos para trail running, clubes de corrida ou em grupos sobre o tema nas redes sociais.
Devo correr acompanhado?
Nunca é má ideia correr com um parceiro. É mais gostoso e seguro. Se você estiver em uma rua e torcer o tornozelo, alguém o verá. Nas trilhas, caso isso aconteça, poderá ficar isolado. Se não tiver companhia, pelo menos informe a alguém onde, que distância e quanto tempo pretende correr.
E se me perder?
Ter de lidar com o fato de se perder deveria estar na lista de perguntas de um corredor avançado, não na sua. Você pode evitar se perder simplesmente pela compreensão de suas capacidades e trabalhando a favor delas. Para iniciantes, quando você está apenas aumentando seu nível de condicionamento e só pode correr por 30 a 40 minutos, prefira percursos de uma via em que você retorna depois de 15 ou 20 minutos.
Quais equipamentos devo ter antes de começar?
É importante investir em tênis apropriados para trilha. Eles oferecem maior estabilidade ao redor do calcanhar para proteger contra a torção de tornozelo e têm maior proteção por baixo dos pés e na parte dianteira para evitar ferimentos. E dependendo da duração de suas corridas, o único item a mais que pode considerar comprar é um sistema de hidratação – uma pequena mochila ou cinto de hidratação.
Preciso carregar algo mais quando estiver correndo?
Sempre leve algo para comer e beber. Para comer, pense em frutas secas e barras de cereais ou carboidratos em gel. Para corridas de mais de uma hora, além de água, vale carregar uma bebida isotônica. Leve tudo em uma pequena mochila ou em uma pochete. Não esqueça ainda de sua carteira de identidade, algum dinheiro trocado e o celular, para casos de emergência.
O que comer antes da corrida em trilha?
Prepare-se como em qualquer outra corrida: você não pode estar com o estômago cheio, nem com fome. Coma um lanche leve meia hora antes do horário de partida para a trilha. Carboidratos e um pouco de proteína são bons, mas fique longe de alimentos com muitas fibras ou temperos, que podem desarranjar o intestino. E beba um copo (não mais do que 240 ml) de água antes de sair.
Preciso me aquecer?
Normalmente você pode se aquecer na própria trilha. Trote lentamente por um ou dois quilômetros, até que seu corpo se solte. Depois, alongue um pouco as áreas que estiverem tensas.
Estou acostumado a correr na rua. Que distância posso correr na trilha?
É mais fácil levar em conta o relógio. Marque um tempo determinado para sua corrida. Se você faz 45 minutos na rua, é seguro pressupor que conseguirá fazer 45 minutos em trilha – você apenas correrá mais devagar e não cobrirá a mesma distância. Embora mais lento, você sentirá o mesmo esforço ou até mais, se a trilha incluir subidas.
O que mais preciso saber?
Corrida em trilha é mais do que ir do ponto A até o ponto B, tão rápido quanto possível. Antes de começar, considere ajustar sua intenção – particularmente se vier de uma experiência de corrida no asfalto. Diferente da rua, onde você vê sempre o mesmo cenário, uma trilha traz belezas e surpresas. Esteja preparado para parar, sem culpa, quando perceber algo que lhe tira o fôlego. Entregue-se à contemplação da natureza. Ninguém olhará feio ou fará julgamentos.
Correr em trilhas
Tem outras dúvidas sobre corridas em trilhas, montanhas ou no asfalto? Mande suas questões para leitorafit@revistafit.com Vamos levá-las para os especialistas responderem.
Foto: Depositphotos
VEJA TAMBÉM
Junte a turma para a corrida
Ele trocou o doce pela corrida e secou 32kg
Faça musculação e melhores a corrida
Como escolher o tênis ideal?
Jornalista, autora do blog “eu corro porque…”, corredora há 10 anos, sete maratonas completadas (e dezenas de outras provas, de diversas distâncias), mãe de dois filhos. Escreve e corre com paixão