Correr é simples, mas exige alguns cuidados antes dos primeiros passos. Se você decidiu começar e está em busca do tênis ideal, antes de comprar aquele modelo lindo da vitrine ou o mais tecnológico (que muitas vezes é o mais caro), leia essa matéria!
Para começar, você precisa saber qual é seu tipo de pisada. A partir dessa informação fica mais fácil acertar no calçado, garantindo conforto e menor risco de lesões
Seu pé pode ser normal, plano ou cavo. E sua pisada pode ser neutra (normal), supinada (quando a borda lateral do pé tem uso mais acentuado; você nota a parte externa do tênis mais gasta) e pronada (quando a borda medial dos pés tem uso mais acentuado, levando a uma pisada “para dentro”; e o desgaste é maior na parte de dentro do calcanhar do calçado).
Com o crescimento da corrida, marcas e lojas especializadas vêm oferecendo e aperfeiçoando o teste da pisada. É simples de fazer e esse já é um bom ponto de partida para acertar na escolha.
Conheça alguns testes e onde encontrá-los
Asics Foot ID: é feita uma análise 3D dos pés, que são escaneados e medidos. Depois, o corredor vai para a esteira com um par de tênis neutro, com marcadores embutidos, para que seu movimento na corrida seja observado. As informações são analisadas por uma equipe que informa qual calçado é o mais recomendado para o usuário. O teste pode ser feito nas três lojas oficiais da Asics (São Paulo, Rio e Fortaleza), de segunda à sexta, das 10h às 20h; e aos sábados e domingos, das 12h às 18h, por ordem de chegada. É gratuito para clientes da loja. Mais informações: 0800-722-7427.
Teste da pisada Adidas: um simples scanner registra o movimento das pisadas sobre o solo e a leitura é feita por um monitor. A impressão plantar revela os pontos de contato do pé com o chão, levando ao resultado. É realizado gratuitamente na Runbase, a casa do corredor em São Paulo, mantida pela marca. Basta preencher um rápido cadastro na hora para usufruir desse e de outros serviços oferecidos ali. A Runbase fica ao lado do portão principal da Cidade Universitária, tradicional ponto de corredores na capital paulista. Funciona às terças e quintas, das 7h às 21h; quartas e sextas, das 9h às 19h; e aos sábados, das 6h45 às 13h. Mais informações: (11) 5546–3700 (SP) e 0800 55 62 77 (demais localidades).
Análise de corrida Nike: disponível nas lojas dos Jardins, em São Paulo, e em Ipanema e Leblon, no Rio de Janeiro, o teste combina informações relacionadas aos treinos (tipo, periodicidade, intensidade) fornecidas pelo corredor com uma análise das passadas feita na esteira, chegando a indicação de modelos da marca com tecnologias que atendem a performance e ao objetivo de cada um. Mais informações: (11) 3068-0044 e (21) 2128-1800.
Consultoria com Rodrigo Roehniss: especialista em tênis, ele faz atendimento presencial ou on-line. A análise parte de um questionário detalhado respondido pelo corredor, sobre seus hábitos, seu volume de treino e seus objetivos. Depois, com base também na observação da corrida em esteira (em uma loja que tenha plataforma de baropodometria para análise da pisada escolhida pelo cliente, em São Paulo, ou por meio de vídeos enviados pelo corredor, no caso da consultoria on-line), Roehniss faz uma análise e emite um laudo, sugerindo modelos de várias marcas. O custo da consultoria presencial é 330 reais por atleta (valor válido pelo período de 90 dias, quando se pode tirar todo tipo de dúvida e até solicitar o acompanhamento em loja para a compra do tênis). A consultoria on-line custa 280 reais (também com direito a 90 dias para tirar dúvidas). Mais informações: whatsapp (11) 98101-7100, e-mail roehniss.sportsmkt@gmail.com , FB facebook.com/roehnisssportsmarketing
Para quem não tem acesso a uma avaliação técnica
Teste caseiro: ainda que de forma muito simples, o “teste do pé molhado” ajuda a descobrir qual seu tipo de pé, que por sua vez é o principal definidor da pisada. A relação é a seguinte: pé normal = pisada neutra; pé cavo = pisada supinada; pé plano = pisada pronada. Funciona assim: coloque uma folha de jornal em uma superfície plana no chão; molhe a sola do seu pé direito (em uma bacia com água, por exemplo); dê um passo lento sobre o jornal, pisando do calcanhar para os dedos, como se estivesse carimbando a folha; faça o contorno (com uma caneta) da mancha que ficou impressa. Se o desenho revelar uma pegada quase completa no chão, com pouca curvatura no arco plantar, seu pé é plano. Se a pegada tiver uma tênue conexão entre o calcanhar e a parte frontal, seu pé é cavo. Se a pegada apresentar uma ligação visível entre o calcanhar e a parte frontal, seu pé é normal.
Vale ainda levar em consideração essas recomendações
• Se você está começando a correr ou está acima do peso, opte por um modelo com bom sistema de amortecimento, o que garante maior absorção de impacto.
• Leve um número acima do que normalmente calça. Isso porque os pés incham durante a atividade física e essa pequena folga (de um número maior) ajuda a preservar seus dedos e suas unhas.
• Prefira experimentar o calçado ao final do dia ou depois de uma corridinha, quando os pés estão mais inchados.
• Comece “amaciando” o tênis em treinos mais leves. Vale também caminhar bastante com ele antes de colocá-lo para rodar.
• Importante: nem sempre o mais caro é o melhor. Existem os mais variados modelos e sempre dá para encontrar aquele do tipo que a gente gosta: bom, bonito e barato.
Foto: Depositphotos
Jornalista, autora do blog “eu corro porque…”, corredora há 10 anos, sete maratonas completadas (e dezenas de outras provas, de diversas distâncias), mãe de dois filhos. Escreve e corre com paixão