Além de cuidar da alimentação, quem precisa perder peso deve cuidar da autoestima. Confira as dicas do psicólogo Alessandro Vianna que vão ajudar você a chegar lá!
Emagrecer não é fácil, não! E muito além de simplesmente colocar os alimentos certos no prato, é preciso lidar com as emoções e situações que desencadeiam o mecanismo de autossabotagem.
Segundo o psicólogo e coach Alessandro Vianna, um dos autores do livro 12 Semanas para Emagrecer e Viver Melhor, não existe uma fórmula mágica, mas o sucesso no emagrecimento depende do equilíbrio e continuidade de quatro ações: alimentação saudável, exercício físico regular, manutenção da autoestima e exames clínicos em dia.
O especialista, que participou do reality show Além do Peso (Rede Record), lembra que sem a devida autogestão emocional, as outras ações podem não ser suficientes para garantir a perda de peso. “Quem quer emagrecer precisa cuidar da parte emocional tanto quanto do físico. A chave do sucesso é tratar a origem do problema. O que te incomoda que faz você preencher a angústia comendo? Por que você é uma pessoa sedentária? A falta de tempo é realmente um motivo?”, explica o especialista. “A autoestima ajuda as pessoas a aceitarem suas limitações e, ao mesmo tempo, se sentirem seguras para mudar velhos hábitos e buscar a silhueta que deseja”.
Confira a seguir alguns conselhos do especialista para você atingir seus objetivos:
- Avalie-se. Identifique situações que causam desgastes e, nesses casos, crie estratégias para enfrenta-las e resolvê-las. Se for o caso, busque ajuda de um psicólogo.
- Controle seu estresse para que ele não interfira nos seus objetivos. Quando ficar nervosa, pare e tente racionalizar. Lembre-se que comer demais ou deixar de se exercitar não resolverá o problema.
- Reeduque seus hábitos. Se começar bem, avançará bem e chegará ao seu objetivo com mais segurança e menos sofrimento. Lembre-se: grandes mudanças exigem grandes esforços.
- Tenha objetivos claros, disciplina e perseverança.
- Busque uma maneira de se automotivar: pense que não é hora de desistir. E lembre-se que antes você fazia pouco ou nada a seu favor para emagrecer.
- Durma mais: pessoas que dormem cerca de 8 horas por noite reduzem seu estado de estresse e têm o dobro de chance de emagrecer e permanecerem em forma. Então, tente organizar seus horários.
- Abandone as roupas antigas. Isso mesmo! Assim que os resultados começarem a aparecer, faça novas aquisições e doe ou vende as roupas que ficaram largas em você. Guarde apenas uma peça para comparar com as roupas atuais. Você se surpreenderá e isso vai te ajudar a manter os novos hábitos.
Foto: Depositphotos
1 thought on “7 lições para emagrecer”