Confira cinco dicas simples do que você precisa fazer para blindar a imunidade e ficar longe de gripe, resfriados, dor de garganta…
1 – Beber água
A ingestão de água melhora a resistência física e retira as impurezas do organismo, prevenindo doenças. Por isso, é importante ingerir líquidos constantemente, mesmo antes de sentir sede. O ideal é consumir diariamente por volta de 35ml de água por quilo de peso. Ou seja, uma pessoa de 70 quilos, por exemplo, deveria ingerir 2.450 ml de água. Claro que parte da água consumida já está presente nos alimentos que comemos, mas beber 2 litros puros deve ser regra, principalmente, em dias secos ou quando você estiver praticando exercícios físicos.
2 – Coma peixe
As espécies que vivem em águas geladas, como salmão, atum, bacalhau, sardinha são fontes riquíssimas de ômega. Essa substância é um ácido graxo que melhora a saúde cardiovascular, mantém a imunidade intacta, além de ter ação antiinflamatória e dar uma grande ajuda na integridade cerebral, no envelhecimento e na depressão! Segundo os nutricionistas, quanto mais variada a alimentação, mais conseguimos absorver diferentes tipos de nutrientes. Portanto, coma peixes pelo menos 3 vezes por semana.
3 – Mexa-se!
Um estilo de vida sedentário está associado a 28% das mortes por doenças crônicas, perdendo apenas para o tabagismo. Por isso, se você quer passar longe de doenças, pratique alguma atividade física rotineira e que dê prazer, sempre tomando cuidado com os excessos, uma vez que poderia ter o efeito contrário e derrubar a imunidade. Se o tempo é curto, inclua o exercício físico no seu dia a dia, como utilizar escada em vez de elevador ou caminhar depois do almoço.
4 – Invista em zinco
O zinco tem como função principal agir no sistema imunológico. Ele participa da síntese de células imunológicas e age defendendo o organismo contra vírus, bactérias e fungos. De acordo com a OMS, pessoas que não consomem quantidades suficientes de zinco têm maiores chances de sofrer com ação de agentes infecciosos, e por isso, passam mais tempo doentes se comparadas com aquelas que têm uma ingestão de zinco adequada. O zinco também protege o organismo por ter ação antioxidante, diminuindo a quantidade de radicais livres em nosso corpo.
5 – Varie a alimentação
Uma dieta que inclui todos os grupos alimentares é fundamental para fortalecer a imunidade porque fornece proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais necessários para o funcionamento das atividades orgânicas. De acordo com pesquisas, os micronutrientes essenciais para o fortalecimento da imunidade são as vitaminas A, B6, B12, C, D, E, ácido fólico, zinco, ferro, selênio e cobre. Eles restauram a proteção contra infecções, fortalecem as células do sistema imunológico e aumentam a produção de anticorpos.