Bateu um desespero no momento em que você subiu na balança? Calma! Respire fundo e siga essas super dicas capazes de mudar a sua vida. Duvida? Então, coloque-as à prova já!
O número de pessoas com sobrepeso e obesas vem aumentando drasticamente no Brasil. Se você faz parte dessas estatísticas e está desesperada para emagrecer, as dicas a seguir são perfeitas para o seu caso.
A Revista Fit traz uma entrevista rápida com um dos grandes nomes da atualidade no assunto emagrecimento, o professor de educação física e coach Vinícius Possebon. Ele é criador do método de treinamento Q48, que promete resultados efetivos com treinos que vão de 4 a 15 minutos por dia! O coach também acaba de lançar o livro O segredo da queima de 48 horas (editora Gente) e dividiu com a gente três dicas incríveis que vão fazer toda a diferença no seu processo de emagrecimento. Confira!
1. Ficar horas na academia não emagrece!
Segundo Vinícius Possebon, não adianta ficar horas na academia. “Estudos mostram que não é somente o gasto calórico que faz a pessoa emagrecer. Existem outras alterações hormonais e enzimáticas envolvidas para que o emagrecimento seja efetivo. E isso é possível ao escolher um exercício de qualidade, como o treinamento intervalado de alta intensidade (Hiit)”, diz Vinícius.
Os treinos de Hiit mesclam movimentos que fazem o batimento cardíaco aumentar por um tempo determinado (30 segundos, por exemplo), seguidos de movimentos que fazem os batimentos diminuírem. São exercícios geralmente feitos com o peso do próprio corpo, sem a necessidade de acessórios, como polichinelo, agachamento, burpee, afundo, corrida no lugar, saltos… Ou seja, dá para fazê-los em casa!
Segundo o professor, estudos mostram que 4, 15 e 20 minutos de hiit são suficientes para alterar o metabolismo mesmo em repouso e manter a queima de calorias alta no decorrer do dia. Que tal incluir na sua rotina? Além do Q48, existem vários aplicativos coma proposta.
2. Tenha consistência no treino
Se você pensa que ir à academia três vezes na semana é suficiente para ter o corpo dos sonhos, tenha certeza de que estará longe do seu objetivo. Segundo Vinícius é preciso treinar todos os dias, mesmo que seja por apenas 5 minutos. “Se a pessoa usar apenas 5 minutos do dia dela com esses treinos, ela vai manter o metabolismo turbinado e verá bons resultados”, afirma Possebon.
3. Escolha alimentos saudáveis
Na opinião de Vinícius, a reeducação alimentar é a melhor maneira de conseguir um emagrecimento efetivo. “Indícios mostram que dietas muito restritivas fazem com que o indivíduo se fruste e acabe descontando posteriormente na comida, engordando novamente”, explica o coach. No entanto, ele ensina que na reeducação alimentar deve prevalecer alimentos naturais (não industrializados) — carnes, frutas, legumes e verduras. “Nesse caso, nem é preciso contar calorias, nem porção. Alguns estudos mostram que dietas de 3.000 calorias emagrecem mais do que as de 1.500. A explicação é a de que uma caloria de açúcar não é a mesma caloria de proteína. A proteína é um alimento termogênico, por exemplo. Então, quando a pessoa a ingere, gasta mais calorias para digeri-la”, esclarece Possebon.
Ou seja, não é por que o alimento tem baixa caloria que ele vai ajudar no processo de emagrecimento. “Alimentos industrializados tem edulcorantes que inflamam o corpo. E essas inflamações dificultam o processo de emagrecimento e de redução de gordura”, alerta o coach. Que tal ir mais à feira?
Foto: Dollar Photo Club