10 motivos para apostar na maca peruana

Entenda porque essa raiz é interessante para ganhar músculos, pique, e ficar mais feliz e com a libido lá em cima!

 

A maca peruana uma é uma planta crucífera, que é a mesma família do repolho, couve, nabo e mostarda. Seu nome científico é Lepidium meyenii e é originária da região central do Peru, na cordilheira dos Andes, onde é cultivada há mais de 3.000 anos pelos povos da região.

 

Muito nutritiva

A parte utilizada para fins medicinais é a raiz, um tubérculo com formato parecido com um rabanete. “Ela é muito rica em macronutrientes e micronutrientes. Entre os minerais, estão cálcio, potássio, ferro, magnésio, fósforo e zinco. Possui ainda vitaminas do complexo B, fitoesteróis, muitos ácidos graxos essenciais e fibras”, fala a nutricionista especialista em Nutrição Clínica, Funcional e Fitoterapia, Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional, em São Paulo. Além disso, 100 g de maca peruana possui 76 g de carboidratos e 18 g de proteínas. Veja mais detalhes de seus nutrientes na tabela:

 

Composição Nutricional Maca Peruana

Valores Nutricionais Porção 100 g
Carboidratos 76 g
Proteína 18 g
Lipídeos 2 g
Fibras 8 g
Vitamina B3 (niacina) 43 mg
Vitamina C (ácido ascórbico) 3 mg
Vitamina B2 (riboflavina) 0,70 mg
Vitamina B1 (tiamina) 1 mg
Potássio 2000 mg
Cálcio 600 mg
Fósforo 300 mg
Magnésio 100 mg
Sódio 40 mg
Ferro 24 mg

 

Como tomar e Dosagem

Da raiz é produzido um pó que pode ser consumido em receitas diversas de shakes, chás e sucos. Mas, também pode ser encapsulado. Nesse caso, será preciso formular em farmácia de manipulação.

De acordo com o Departamento Federal de Saúde do Canadá, a dosagem máxima da maca deve ser de até 3 gramas por dia, o que equivale a aproximadamente 1 colher de chá rasa. O órgão alerta que, se você fizer uso de antidepressivos, anticoagulantes ou sofrer de pressão alta, é recomendável o consumo máximo de 0,6 gramas de maca. “A orientação é que o tratamento seja iniciado com doses menores para serem aumentadas com o tempo. Seu médico ou nutricionista pode definir com maior segurança a dose ideal para você”, fala Roseli.

 

10 benefícios da maca peruana

Segundo Roseli Rossi, a raiz é utilizada há milhares de anos pelos povos andinos com vários objetivos, entre eles, relacionados à fertilidade, ao desejo sexual, à vitalidade e à clareza mental. Conheça mais detalhes a seguir:

 

  1. Aumenta a libido

Apesar de poucas pesquisas terem sido realizadas, alguns estudos em animais indicam certa propriedade afrodisíaca. Mais estudos em humanos são necessários para comprovar e entender como a planta atua, quais as substâncias envolvidas, etc., porém já existem muitos indicativos clínicos dessa propriedade. 

 

  1. Estimula a fertilidade

De acordo com Roseli Rossi, apesar de não haver estudos concretos, há evidências de que a maca peruana pode aumentar a contagem de espermatozoides em homens, o que aumenta as chances de uma gravidez. “Muitos profissionais de saúde e usuários relatam a melhora da função hormonal”, afirma a nutricionista.

 

  1. Equilibra os hormônios

A maca peruana parece atuar no controle da estimulação da produção hormonal, agindo no hipotálamo e na glândula pituitária, que são considerados os “centros” do controle do sistema endócrino no ser humano. Eles controlam outras glândulas do corpo, melhorando a produção hormonal nas glândulas adrenal, tireoide, pâncreas, ovários e testículos.

 

  1. Dá mais energia e pique

Usar a maca peruana por alguns dias vai fazer seu nível de energia e vigor aumentar bastante. “Muitos atletas utilizam a maca para aumentar a performance esportiva”, coloca Roseli. Isso porque a maca contém carboidratos complexos, que são excelentes fontes de energia e ainda vitaminas do complexo B, que participam das reações bioquímicas que levam à produção de energia.

 

  1. Ajuda no ganho de massa magra

Além de dar energia para você treinar mais forte, a maca peruana ajuda no ganho de músculos. E não é apenas por ter proteína em parte de sua composição. “A raiz é rica nos minerais zinco e magnésio, que são precursores da testosterona”, fala a nutricionista Tatyana Dall’Agnol, da beNutry Consultoria Nutricional, em São Paulo (SP).

 

  1. Auxilia no emagrecimento

Em 2002, um estudo demonstrou que a raiz tem uma poderosa atividade antioxidante. Dessa maneira, ela ajuda no processo de desintoxicação, evitando doenças e acelerando o processo de emagrecimento.

 

  1. Previne o envelhecimento

A ação antioxidante da maca peruana ainda auxilia no combate ao envelhecimento celular, o que também reflete na pele. Assim, ela fica mais bonita e viçosa.

 

  1. Controla os sintomas da menopausa

Como faz a modulação hormonal, a maca peruana auxilia mulheres que estão na menopausa e apresentam vários sintomas devido ao desequilíbrio dos hormônios femininos. “A raiz ajuda a aliviar as ondas de calor comuns da fase. E, por possui cálcio, auxilia na prevenção da osteoporose muito comum durante a menopausa”, coloca a nutricionista.

 

  1. Melhora a concentração

Entre os benefícios da maca peruana, também está a melhora da saúde mental. “Muitas pessoas reportam obter melhor raciocínio, foco e clareza de pensamento ao fazer suplementação com o tubérculo”, diz Roseli.

 

  1. Deixa você mais feliz

A planta também parece ajudar na melhora de alguns distúrbios de humor, aliviando quadros de ansiedade, estresse, depressão e alteração constante de humor. “Ela também ajuda nos sintomas da tensão pré-menstrual em mulheres em idade fértil”, afirma Roseli. Que tal apostar na maca nesse período?

 

 

>>Contraindicações<<

Roseli Rossi alerta que mulheres grávidas ou que estejam amamentando não devem fazer uso da maca peruana, pois não existem dados que comprovem a sua segurança nesse período. Além disso, a nutricionista lembra que pessoas com qualquer doença que seja hormônio sensível devem evitar o consumo da raiz. Exemplos são câncer de mama, uterino e de ovários, endometriose ou fibrose uterina. “Qualquer condição que possa ser afetada pela exposição a estrogênios gera riscos ao consumir maca peruana, uma vez que a planta pode potencializar a ação estrogênica”, explica Roseli.

 

Foto: Depositphotos

2 thoughts on “10 motivos para apostar na maca peruana”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *